Av. das Américas, 500, Bloco 22, Sala 214, Brio de Janeiro-RJ 22640-100
(21) 3154-2000 / 3798-7177

Endodontia

Preencha o formulário para marcar a sua avaliação!

A Endodontia, mais conhecida como “tratamento de canal”, é a área da odontologia responsável por cuidar da polpa do dente. Também atua no tratamento clínico e terapêutico nos casos de necrose pulpar e suas possíveis complicações, como abscessos, cistos, entre outros.

O tratamento endodôntico alcança o tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente, chamado de polpa, que pode estar sadia ou comprometida. Muitas vezes esse tecido pode ser removido e substituído por material obturador.

Um dos sintomas mais característicos do problema é a dor latejante. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésico pode não resolver.

Quando há a morte da polpa, a dor se torna bem localizada, principalmente ao mastigar, e é comum a sensação de “dente dilatado”. Além disso, ao abaixar a cabeça o paciente pode sentir que o dente “pesa”.

Se o tratamento endodôntico não for realizado, pode-se desenvolver uma lesão na região apical, com consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia (bactérias na corrente sanguínea). Nesse caso, a solução pode chegar à extração do dente.